Este projeto dá continuidade ao desenvolvimento do serviço LiteCampus, uma plataforma de processamento de dados de monitoramento (em especial do consumo de energia e água) com suporte a mecanismos de segurança que protegem a confidencialidade e integridade dos dados coletados usando tecnologias de computação confidencial. Nesta fase, o MVP desenvolvido na primeira fase será adequado para integrar-se ao Marketplace RNP ( NasNuvens ). Esta adequação consiste no refinamento dos métodos de instalação, personalização e redimensionamento de capacidade, além da validação de um novo caso de uso que será implantado já sobre a infraestrutura da RNP ou na forma de nuvem híbrida, combinando infraestrutura de instituições parceiras e da RNP.
Este projeto foca no avanço tecnológico e comercial da ferramenta Sherlock-X, o Mínimo Produto Viável (MVP) resultante da fase 1 do GT-Periscope. Seguindo a metodologia de Steven Blank e com base em entrevistas, alcançou-se na fase 1 maturidade na definição dos clientes, no entendimento de suas necessidades e, consequentemente, na delimitação de foco de atuação da ferramenta proposta. Assim, a ferramenta Sherlock-X é capaz de identificar vulnerabilidades de segurança e dispositivos maliciosos (bots) na rede, tal como suas interações, contribuindo para a predição de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) e outros ataques. Com base neste MVP, o objetivo maior nesta fase 2 do GT-Periscope versa o avanço de seus testes no ambiente operacional do Early Adopter e PoP-PR, e o seu incremento com o desenvolvimento da análise de vulnerabilidades da rede interna e a correlação entre vulnerabilidades e entre estas e os dispositivos apontados como bots. Além disso, trabalharemos para definir a melhor abordagem de distribuição e coleta de tráfego de rede pelos sensores e na implantação da ferramenta na plataforma NasNuvens da RNP para comercialização. Em paralelo ao desenvolvimento técnico, uma estratégia de comercialização e marketing será desenvolvida e aplicada.
O desafio para todos que querem disponibilizar conteúdo educativo é como facilitar e ampliar o processo de busca em seus acervos. Este GT objetiva disponibilizar uma solução para indexação de repositórios de conteúdos educativos que permite atuar em duas frentes: (i) auxiliar o professor através de um sistema de recomendação de conteúdos indexados de diversos repositórios abertos; e (ii) fornecer dados comparativos sobre o processo de ensino de diferentes escolas para secretarias de ensino. Os principais diferenciais da solução são: (a) a indexação de conteúdos privados de LMS; (b) a anotação semântica desses conteúdos (textos, vídeos) para auxiliar na busca; (c) a associação dos recursos educacionais com conteúdos e habilidades da Base Nacional Comum Curricular; (d) uma plataforma para recomendação de conteúdo para professores e alunos; (e) a coleta e disponibilização de dados de uso da plataforma para gestores tomarem conhecimento sobre práticas de ensino em diferentes escolas ou turmas.
O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma de videoconferência dedicada à saúde digital com suporte à transmissão síncrona e confidencial através de uma arquitetura aberta e escalável para simplificar a integração de elementos de streaming de vídeo em sistemas de saúde, com aplicações em telessaúde e telemedicina. O sistema permitirá, com base no núcleo de videochamada síncronas desenvolvido pelo GT-V4H, o agendamento de chamadas, ou sua execução direta e fácil, por meio do uso de mecanismos de call-center e gerenciamento de filas para unir a oferta de serviços médicos com a demanda dos pacientes, oferecendo autenticação de participantes, preservação e recuperação dos vídeos, com suporte a prova de existência, integridade e autenticidade com uso de certificados digitais e blockchain. Além disso, o sistema permite a associação da mídia gravada com o prontuário eletrônico do paciente. A solução visa ser provida como serviço auto escalável e de simples integração com seus clientes. A proposta é que os profissionais de saúde, teleconsultores e telerreguladores utilizem tais recursos síncronos de vídeo para atividades de supervisão, teleconsultoria, teleconsulta, telediagnóstico e preceptoria dos residentes com foco na Atenção Básica, Primária em Saúde e Atenção Especializada, para cobertura de atendimento por meio de recursos de saúde digital de forma segura e confiável.