The old Indico instance is available at http://indico-memoria.rnp.br
18 June 2020
Online
America/Sao_Paulo timezone
Starts
Ends
America/Sao_Paulo
Online
Online
https://www.youtube.com/fundacaooswaldocruz

APRESENTAÇÃO

O II Encontro Nacional de Governo Aberto e Ciência Aberta é uma ação da Fiocruz no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership), mais especificamente do seu 4º Plano de Ação Nacional para Governo Abertocompromisso 3, cujo objetivo é "estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da Ciência Aberta no Brasil".

Uma das estratégias para execução deste compromisso é a "promoção de ações de sensibilização, participação e capacitação em Ciência Aberta". Neste contexto, o encontro visa sensibilizar o público sobre as relações entre o Governo Aberto e a Ciência Aberta, apresentando os principais debates e experiências que fortalecem a cultura de abertura de dados.

Além da Fiocruz, a comissão organizadora é composta pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

Face a situação causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o encontro terá como tema “O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto em face a pandemia do novo coronavírus (COVID-19)” e será realizado no formato Webinar, no dia 18 de junho de 2020, das 14h às 16h.

O objetivo do evento é debater a importância da abertura dos dados governamentais e de pesquisa no enfrentamento da pandemia Covid-19, considerando suas perspectivas, barreiras e usos para a saúde da sociedade. 

 Programação

14h | Abertura – Embrapa (Coordenadora do Compromisso 3) e Fiocruz (Marco 4)  
14h10 | O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto em face a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) 
Mediador: Josué Laguardia  
14h20 | Daniel Villela - Coordenador Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz)   
14h40 | Fernanda Campagnucci - Diretora Executiva na Open Knowledge Brasil (OKBR)   
15h | Debate  
16h| ENCERRAMENTO 

Evento gratuito

Surveys
There is an open survey.